Hoje você vai aprender quais são as 10 melhores técnicas de atendimento para atender seus clientes e mantê-los fiéis ao seu negócio.
Sabemos que hoje a fidelização do cliente é parte essencial no crescimento do seu negócio. Vamos listar hoje 10 práticas que vão mudar a cara do seu empreendimento e aumentar sua conversão!
A área de construção é uma das mais tradicionais do mercado, porém uma das mais complexas. É uma área sujeita aos mais diversos imprevistos!
Mesmo levando em conta todos os fatores que envolvem uma obra, seu cliente requer atenção, ainda mais quando se trata de um assunto tão importante quanto sua nova casa.
O atendimento ao cliente pode ser feito de diversas formas : via telefone, via e-mail ou chat online. Independente da maneira escolhida, algumas práticas são essenciais para manter seu cliente interessado. Por isso, vamos listra para você as 10 que consideramos mais importantes!
1. Qualidade e atenção
A qualidade no serviço é essencial. Antes de formular a melhor resposta ao cliente, ouça com atenção e preste atenção nos detalhes. Afinal, cada cliente possui suas particularidades .
A solução muitas vezes encontra-se em pequenos fatores que podem parecer insignificantes. É importante mencionar que seu cliente notará sua atenção aos detalhes de maneira bastante positiva.
2. Seu cliente antes de ser uma transação, é uma relação
Quando lidamos com prazos extensos, como é o caso de um apartamento na planta, é importante pensar em seu cliente como uma relação, não apenas uma transação. Seu cliente não irá fazer a compra e simplesmente irá embora, ele precisará de sua atenção por anos a fio.
3. Esteja à disposição sempre
Quando sua construtora lida com empreendimentos menores, no caso de projetos residenciais por exemplo, temos um vínculo um pouco maior, que pode se estender além do horário comercial.
Nesse caso, é bastante provável que seu cliente tente entrar em contato fora desse horário. Ou seja, é necessário elaborar um plano de atendimento para que sua equipe de atendimento esteja disponível para responder durante esse período. Caso contrário, seu cliente poderá se frustrar com a demora nas respostas.
4. Seja proativo e comunique dos atrasos
Seja claro e transparente, principalmente nos atrasos. Sabemos como é difícil um projeto de concretizar na data estipulada, então mantenha o seu cliente sempre atualizado sobre os prazos
Claro que isso não é razão para atrasar de forma irresponsável seu empreendimento, pois isso gerá insatisfação e aumento dos custos.
5. Evite debates desnecessários
Nem sempre o cliente tem a razão, pelo menos no ramo da construção civil. Apesar disso, use sua expertise no assunto de forma amistosa e branda, sem perder tempo com debates desnecessários.
O o que interessa é manter o cliente feliz, não vencer uma disputa de retórica. Por isso, saiba como explicar e resolver as dúvidas de seus clientes de maneira amistosa, sem que ele se sinta diminuído.
6. Faça com que ele sinta que está certo
Faça seu cliente sentir que suas dúvidas possuem embasamento, mesmo que ele nem sempre esteja certo. Evite justificar pendências, atrasos ou problemas devido as ações dos seus clientes, pois isso gera um clima de desconfiança e embate.
Caso necessário, você pode sempre mostrar o fato de acordo com o que está sendo mostrado em seu sistema. Em seguida, peça para ele confirmar se essa informação está correta antes de prosseguir para uma solução.
7. Não ultrapasse o limite de 24 horas para dar uma resposta
A acessibilidade é uma ferramente importantíssima para uma boa relação com seu cliente. Evite responder seu cliente num prazo maior que 24 horas.
Se ele está entrando em contato através de sistemas de chat online ou pelo seu atendimento nas mídias sociais, ele espera ser atendido em menos tempo. Pense em como você gostaria de ser atendido, sempre!
Por isso é importante que defina horários de atendimento que sejam fora do comercial. Dessa maneira, você conseguirá cumprir o prazo esperado de resposta e evitará desgastes com o cliente.
8. Faça o possível para atender diferentes demandas
Cada cliente possui uma demanda. Apesar de existirem padrões, sempre existirão os chamados pontos “fora da curva”.
Por conta de ser um pedido além do que você está acostumado, é possível que você demonstre certa resistência e coloque obstáculos para não atendê-lo. Dica: Nunca faça isso!
Obviamente, alguns pedidos serão realmente difíceis de cumprir. Use o limite da razoabilidade, e sempre esteja disposto para fazer o possível para realizar o desejo de sue cliente!
Muitas vezes o próprio cliente sabe que está exigindo algo fora do comum, e se você conseguir realizar o seu desejo, você fidelizou um cliente. Mãos à obra!
9. Fale em uma linguagem que o cliente entenda
Uma das práticas comuns que vemos em todos os negócios é o uso de jargões técnicos e linguagens complicadas de entender para quem não é do ramo.
É fácil cair na tentação de satisfazer o próprio ego para demonstrar seu alto nível de conhecimento perante os clientes. Porém, isso normalmente é interpretado como prepotência, causando mal-estar na relação, e um desconforto no cliente. Lembre-se, estamos aqui para aproximá-los.
Deixe os jargões técnicas e a fala difícil para as convenções de sua indústria ou para outros profissionais. Desenvolva a praticidade e a clareza na comunicação!
10. Cumpra o que prometer
Fazendo um gancho na dica 8, as vezes podemos cair na tentação de dizer sim à qualquer requisição de um cliente, mas nem sempre isso será possível.
Por isso, evite fazer promessas que não será possível cumprir. É melhor você manter a confiança do seu cliente com honestidade, do quê desapontá-lo posteriormente.
Caso se depare com essa situação, ofereça outras soluções ou alternativas. A negociação não encerra após o apertar de mãos ou a realização do pagamento, mas em todas as partes do processo.
Espero que estas dicas te ajudem à obter uma relação pró-ativa e concreta com seus clientes! Se possuir alguma outra dica, comenta abaixo! Até logo!