Aula BIM 03 - Fases do BIM - Revit Template

Fases do BIM

A essência do BIM esta na interligação dos processos, essa é a mágica que ele faz, transformando robôs que apenas sentam no seu computador e fazer determinada etapa, em pessoas que veem os problemas das outras e necessitam conversar para resolver a melhor solução do todo.

Esta é a imagem mais famosa dessas etapas

.

O projeto começa no “Briefing”, onde a construtora ou cliente realiza seu pedido e demonstra suas necessidades, neste momento é necessário deixar claro qual o modelo de contrato que será desejado, pois existe uma diferença dos direitos reservados nos projetos, não sendo repassados apenas arquivos em 2D mas sim modelos construtivos e a integração das equipes necessárias.

Na fase do Estudo Preliminar e de Viabilidade, os softwares que trabalham com essa metodologia, começam a entrar em ação, sendo possível gerar uma pré-visualização 3D, do orçamento investido, noção de áreas e analise da insolação, como é todo o sistema é integrado, diversas mudanças podem ocorrer para obter o melhor aproveitamento da construção.

Aprovado o modelo preliminar, o Projeto Executivo se inicia, sendo um projeto mais detalhado com o máximo de informação possível sobre os elementos construtivos, nesta etapa o modelo precisa se aproximar o máximo da obra real.

Simulações podem ser realizadas, para analisar o comportamento dessa obra quando construída, análises para eficiência energética e de sustentabilidade, com esses softwares é possível facilitar certificações de construções verdes, justamente pela integração do projeto como um todo.

O processo de documentação, ganha um aumento de rentabilidade surpreendente, e uma economia de papel significante, pois os dias de projeto impresso, estão com seus dias contados, futuramente apenas projetos virtuais serão realizados, tanto na parte de aprovação nos órgãos necessários, como nas obras por meio de tablets.

Os elementos construtivos realizados em projeto, começam a sair do papel, indo para a fase de industrialização, no caso de estruturas pré-moldadas de aço ou concreto, e também nos diversos outros elementos que são pré-fabricados, esquadrias por exemplo.

BIM 4D e BIM 5D, essas fases merecem um artigo próprio para elas, pois nessa hora o planejamento da obra e os custos finais são interligados com o projeto em execução, então colocamos no modelo construtivo, um time line.

Esse time line gera uma animação dessa obra, de como ela deve ser realizada no canteiro de obras, sendo possível acrescentar todos os elementos dela, facilitando a Logística do Canteiro.

Após a construção finalizada, normalmente é necessário uma atualização dos projetos para a Operação e Manutenção, a tecnologia 6D, em outro artigo entraremos mais fundo nesta etapa.

Depois do tempo inicial de vida idealizado da construção acabar, o ciclo se encerra na Demolição, ou se inicia com o Retrofit, e todo planejamento necessário é realizado novamente.

Muito obrigado a todos que leram o artigo, deixe sua opinião nos comentários abaixo, estamos sempre evoluindo para melhor te ajudar.

Comentários

Comentários

Rafael Zaccari