Aula BIM 00 - Apresentação - Revit Template

Olá pessoal, bem vindos ao primeiro artigo desse blog, sou Rafael Zaccari, técnico em desenho de construção civil, estudante de engenharia civil, gerente da Progettare-Engenharia de Projetos, sócio principal do RevitTemplate junto com o Guilherme Martins.

Mas, principalmente, sou amante da tecnologia e evolução na construção civil, vou começar um série de textos sobre a metodologia que mais me fascinou durante toda minha vida profissional, e sobre a tecnologia que fez eu me apaixonar pela engenharia e arquitetura, cuja pode elevar oa potencial máximo a qualidade de um obra, projeto e conceito.

Essa metodologia/tecnologia se chama BIM – Building Information Modeling -, e no decorrer dos textos espero deixar claro tudo que sei sobre este assunto e futuramente escreverei sobre o Revit Arquitecture, MEP e Strucutural, primeiro software o qual tive contato na faculdade de engenharia civil em Sorocaba/SP.

Sempre estou me aprimorando, fazendo cursos e mais cursos, lendo o máximo de artigos e livros sobre BIM/Revit, com um foco em estar a frente do que vemos no cotidiano para poder espalhar uma informação acessível, e de boa qualidade no território nacional, ajudando obras desconhecidas a melhorarem seu desempenho, sem despedicios de materiais e tempo, evoluindo o mercado da construção.

Futuramente realizarei um post apenas encaminhando vocês para diversas pesquisas relacionadas ao assunto, não desejo esconder meu conhecimento de ninguem, por isso a criação desta série de posts de modo gratuito.

Finalmente depois desses estudos, acho que começo a estar apto em espalhar esse conhecimento que tenho para mais pessoas, minhas singelas desculpas caso não entendam muito bem do assunto ensinado, mas peço para que façam perguntas e mais perguntas, vou sempre estar atualizando os textos para melhor didática e propagação do BIM.

Nesta série de artigos vou começar com a melhor frase, na minha opinião sobre o que é o BIM, uma frase do Prof. Dr. Sérgio Scheer:  “Modelagem da Informação da Construção ou BIM deve ser entendida como um novo paradigma de desenvolvimento de empreendimentos de construção envolvendo todas as etapas do seu ciclo de vida, desde os momentos iniciais de definição e concepção, passando pelo detalhamento e planejamento, orçamentação, construção até o uso com a manutenção e mesmo as reformas ou demolição. É um processo baseado em modelos paramétricos da edificação visando a integração de profissionais e sistemas com interoperabilidade de dados e que fomenta o trabalho colaborativo entre as diversas especialidades envolvidas em todo o processo, do início ao fim. ”

Este texto estará no começo de diversos posts, pois ao meu ver, ele concentra em poucas palavras, muitos assuntos que abrange o BIM; Não percam próximo e primeiro artigo dessa série.

Comentários

Comentários

Rafael Zaccari