fbpx

Você sabe os segredos de um Template Executivo do Revit?

Descubra como você pode aumentar a qualidade dos seus projetos, na metade do tempo de modelagem, graças a um Template Executivo no Revit.

Caso não saiba o que é um template, deixe-me te explicar, ele é o arquivo base para começar algum tipo de documento/serviço, então existem Templates para relatórios, pesquisas e também para qualquer software da atualidade.

Porem existem muitas diferenças, principalmente se você projeta no AutoCAD, onde o foco é possuir blocos, anotações e tabelas espalhadas no espaço 2D.

Enquanto num software BIM, se realizarmos da mesma forma, nós simplesmente estaríamos deixando pesado o arquivo, atrapalhando o fluxo de trabalho.

Se você possui um arquivo assim, com famílias espalhadas no espaço tridimensional, dezenas de esquadrias, pisos e telhados aleatórios… preciso te dizer que é provável que ele esteja complicando a sua vida no software.

O Revit possui dezenas de comandos que possibilitam “guardar” estes elementos, por exemplo: se você quiser carregar uma parede, basta utilizar o atalho WA e verá as paredes carregadas no arquivo, por isso o fato delas estarem separadas, apenas engana os iniciantes.

Que após o primeiro projeto, já apagará tudo aquilo e modificará com elementos necessários para projetos reais.

Outro ponto que é necessário você ver agora, é a nomenclatura utilizada em linhas, hachuras, anotações e por último nas famílias carregadas como paredes e pisos. Preste atenção no cuidado que foi utilizado para manter uma ordem, sem que cause uma confusão no final de um projeto executivo.

Para gerar um projeto de prefeitura, é necessária uma prancha apenas, logo não é necessária uma organização muito grande; porem num projeto real, onde é preciso realizar apresentações para o cliente, aprovação em diversos órgãos legais, integração com outras disciplinas e documentar tudo no final…

Que confusão, já fico confuso só de imaginar como estaria este arquivo no final, todas aquelas vantagens de tempo que ganhamos, é perdida apenas por tentarmos achar a vista que estamos finalizando, e só para te deixar com uma pulga atrás da orelha, imagine como será as tabelas deste arquivo.

Realmente é um caos!

Então um Template Profissional do Revit, é aquele que possui uma organização básica de nomenclatura e organização.

Agora vamos para um Template Executivo, com um processo de modelagem integrado a dezenas de modelos de vistas e diversas tabelas de controle, apresentação e extração de quantitativo.

Primeiro ponto, verifique as informações do projeto e parâmetros compartilhados, tais como:

  • Logo
  • Unidades
  • Informações do Projeto
  • Linha
  • Estilos de objeto
  • Ponta de seta
  • Importação DWG
  • Representação Topográfica
  • Fases
  • Esquema de cores
  • Nuvem de Revisão

Somente depois de organizar estes pontos, você vai para as famílias de Sistema e famílias carregáveis, perceba que a criação de um Template, vai muito além do que apenas jogar blocos paramétricos para dentro do arquivo.

Segundo ponto, revise a nomenclatura utilizada em todo arquivo, sem essa de linha demolida, e hachuras escritas em português, inglês e espanhol. Organize com cuidado para que você e sua equipe encontre rapidamente o que precisa.

O objetivo não é criar algo complexo, pelo contrário, é necessário manter um padrão pois mais pessoas utilizaram este arquivo, mesmo que você seja autônomo hoje, tenho certeza que em breve um estagiário estará trabalhando contigo.

Terceiro ponto, utilize check list para todas as atividades que está realizando, para documentar o que está sendo colocado no Template e também no projeto.

No final de todos os projetos, revise, reorganize e refaça o processo

Fiz um vídeo explicando e mostrando por dentro de um Template Executivo de Arquitetura, basta clicar neste link: https://youtu.be/AmW2NWHr4r4

Espero ter ajudado, e deixado claro de uma vez por todas, o que é e qual a importância de um bom Template no Revit.

Até a próxima modelador

Abraço,

Rafael Zaccari

Comentários

One thought on “Você sabe os segredos de um Template Executivo do Revit?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.