BIM 3D ao 7D
Como ja explicado em alguns posts anteriores sobre o ciclo do BIM, neste momento estou aprofundo um pouco mais sobre as dimensões que o BIM pode alcançar, porem ainda é uma sistese, já que cada dimensão terá um post próprio futuramente.
O BIM 3D é o que mais descrevemos, pois é a porta de entrada para esta evolução, o primeiro passo para sair de desenhos antigos e aumentar a velocidade de modelagem, com modelos parametricos e realização de imagens e animações 3D, ao mesmo tempo de realizar os desenhos em 2D
A equipe de coordenação da obra entra em ação, linkando o projeto modelo com o cronograma da obra, podendo comparar o modelo virtual e o real, automaticamente, neste caso uma animação 3D tambem pode ser realizada, demonstrando cada item da obra sendo contruído, facilitando a identificação de atrasos e a atualização dos periodos finais de contrução, são modificados com mais coerência.
No BIM 5D, a equipe de orçamentação, verifica todos os quantitativos do modelo construtivo, e paralelo a coordenação da obra, verifica todos os insumos necessários para a contrução da obra.
Certificação LEED (Leadership in Enviroment & Energy Design), após o modelo virtual ser finalizado, é possivel verificar e analisar a melhor forma do uso da edificação, justamente por conta da parametrização realização, esta etapa de análise se torna mais acessivel para qualquer construção
E por ultimo, o livro de manutenção e uso da obra é realizado, juntamente com o as-built corrigindo as diferenças do modelo virtual inicial e a construção finalizada, sem causar desperdicios futuros em reformas por conta de projetos desatualizados e garantindo uma durabilidade da construção maior.
BIM 3D – Modelo Virtual
- Modelo do entorno existente
- Geometria tridimensional
- Logística, segurança e saúde
- Fotorrealismos, animações e edições de vídeo
BIM 4D – Planejamento fisico da Obra
- Simulação detalhada da construção
- Simulação das fases de projeto
BIM 5D – Orçamento
- Obtenção dos quantitativos para estimação dos custos
- Verificação de contratos mediante ao modelo de contrução virtual
- Método do valor agregado
- Solução para pré-fabricação
BIM 6D – Sustentabilidade
- Análise energética conceitual
- Análise energética detalhada
- Certificação de edifico sustentável
- Certificação LEED
BIM 7D – Facilities Management
- As built
- Estratégia do Ciclo de vida
- Livro de manutenção do edificio
- Manutenção do plano e suporte técnico
- Informações sobre o arquivo BIM em troca formato digital