fbpx

3 formas de ganhar dinheiro como Modelador BIM

Neste post vou te mostrar três formas de ganhar dinheiro como Modelador BIM, pois ninguém merece entrar no mercado de trabalho, apenas depois de fazer uma especialização ou mestrado num assunto especifico.

Não espere estar preparado para entrar no mercado de trabalho, entre no mercado e vá se preparando no decorrer do caminho.

Primeiro preciso te contar o que é um modelador BIM, e para isso vou comparar com o nosso amigo AutoCAD. Quando um profissional se especializada num software de desenho assistido por computador (CAD), ele se tornava Cadista.

Então hoje quem se especializa em Revit se torna Revistista? Humm, não.

Independente do software de modelagem BIM que aprenda, você se torna um Modelador BIM, uma das diversas profissões que foram criadas juntas com a metodologia. E diferente de um Projetista/Especialista BIM, o modelador não precisa saber fazer um projeto do zero.

Seu serviço, fica em torno de passar todo o projeto, para um software BIM, e realizar entregas difíceis de serem feitas em 2D. Como dezenas de visualizações em tempo recorde, extração de quantitativo e inúmeras analises de projeto.

Agora que todos estamos alinhados com essa profissão, é importante saber como podemos ganhar dinheiro com ela, hoje.

A primeira forma, na qual até um estudante do primeiro ano de faculdade pode realizar, é a criação de parcerias com profissionais autônomos, escritórios e construtoras. Como ainda não se pode assinar, é preciso que tenha um responsável técnico pelo projeto.

Alguns serviços que podem ser oferecidos?

  • Maquete Eletrônica
  • Renderização
  • Verificação de Interferências
  • Extração de Quantitativo
  • Finalização de pranchas

Não é preciso nem esperar sair do primeiro ano para começar, falo isso por experiência própria, pois antes de finalizar o técnico já estava num escritório de projetos, e após isso nunca parei em criar/manter as parcerias.

A segunda forma é para profissionais que possuem um conhecimento maior da ferramenta, que consegue finalizar um projeto do inicio ao fim e sabem retirar todas as pedras que encontram no caminho.

Como a criação de famílias especificas, projetos modelos e templates. E é exatamente que se encontra a outra oportunidade – Venda de materiais para a criação de projetos BIM.

Apenas quem nunca fez um projeto real, ou realizou pequenos projetos simples, acreditam que tudo pode ser encontrado gratuitamente na internet. E o que se encontra é preciso de muito tempo de dedicação para adequar ao projeto.

Construtoras e escritórios de projetos, não possuem esse tempo, e precisam encurtar o caminho, como materiais exclusivos. Se você consegue fez um curso intermediário de Revit, consegue oferecer estes serviços:

  • Criação de famílias
  • Criação de templates
  • Criação de Projetos Modelos

Faça uma pesquisa na sua região e verifique quantos são os escritórios que trabalham como desejam no Revit, eu duvido que metade deles reclamar que falta algum material para chegar no nível de projeto que deseja.

Por ultimo e mais complicado, e mais vantajoso financeiramente: A Implementação do Revit.

Aqui é preciso a repetição de algumas etapas, e uma consultoria para revisão dos processos aplicados. Vou te passar o passo-a-passo agora.

Analise quais são os objetivos do seu cliente implantar o Revit (se perceber que ele quer pois está na moda, sugiro que caia fora logo no início), faça um projeto modelo em BIM, com base num projeto finalizado do seu cliente.

Analise os resultados que consegue entregar a mais, tomando cuidado com o tempo de execução, não adiantará nada você entregar 10% a mais de resultado com 50% a mais de tempo de trabalho.

Monte um processo de modelagem adequada com a organização do local, e comece com um trabalho de equipe.

Após cada projeto finalizado, levante os prós e contras e com o tempo vá lapidando o processo de modelagem, organizacional e os KPI.

Agora você pode escolher em qual você se sente mais confortável em começar, e aos poucos vá realizando serviços maiores. Para um estudo mais profundo do assunto, eu preparei um vídeo no meu canal do Youtube para você.

Segue link do vídeo:  https://youtu.be/UTKgjL5yVBk 

Até mais modelador

Abraço, Rafael Zaccari

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.