“… fomenta o trabalho colaborativo entre as diversas especialidades envolvidas em todo o processo, do início ao fim.”

Nesta ultima aula introdutória falaremos sobre a principal função do BIM, a qual junta todas as nossas ultimas aulas.

Para uma melhor explicação irei utilizar um exemplo apenas falando da etapa de projeto, onde o projeto arquitetônico era enviado manualmente para o engenheiro de estruturas, outro para MEP, e assim com os restantes dos projetos.

Quando houvesse atualização todo esse processo seria refeito, e os projetos auxiliares iriam demorar mais, se o estrutural pedisse para mudar uma viga, voltaria para o arquitetônico, que novamente faria o ciclo novamente.

Ufa, que canseira apenas de imaginar todo esse tramite de mudança até haver o projeto final, no qual seria compatibilizado, e refazer para os ajustes finais.Isso quando não se muda durante a obra.

Com o BIM tudo isso muda, as atualizações ocorrem simultaneamente, os projetos linkados são automaticamente modificados, não havendo necessidade de mudar manualmente todos os projetos, criando um aumento de velocidade incrível, principal fator de grandes construtoras mudarem sua metodologia para o BIM
Imagine só, o estagiário, poderá ter acesso as mudanças que o mestre de obras realizou, e vice-versa, no momento que houve uma mudança.

Não apenas a criação desta metodologia mas o trabalho em nuvem possibilitou este trabalho colaborativo, os projetistas não precisam estar na mesma cidade, todo o modelo construtivo é virtual e pode ter acesso remoto em cada canto do mundo, apenas ter acesso a internet.

O uso do papel diminui, com apenas um clique todos os projetos da obra podem ser atualizados, mudanças na obra passam por um trâmite menor, onde todos recebem a notificação, as conversas se tornaram mais rápidas, documentos assinados digitalmente.

Diversos fatores que a tecnologia auxilia na construção de uma edificação melhor, a pergunta é se nós estamos propensos a parar um pouco, para receber o conhecimento de toda essa mudança.

Desde pequenos escritorios, até grandes construtoras podem aprender a metodologia, e ajudar a melhorar o projeto que esta envolvido, desde o inicio da ideia, até a pós-obra onde documentos de utilização e reforma são gerados.
Finalmente uma breve explicação da frase inicial foi realizada, agora post’s mais detalhados serão realizados sobre BIM, CAD e Revit.

Caso deseje algum assunto especifico, nós fale 😉

Comentários

Comentários