Por onde começar?

Acho incrível como a disseminação do conhecimento está se expandindo, porem cada vez mais fica difícil saber qual o melhor caminho para começar, neste post vou te dar três passos para iniciar do modo correto.

Hoje em dia existem inúmeras opções para ingressar no mundo BIM, em todos os níveis diferentes, pode-se escolher opções gratuitas por vídeos no YouTube ou ler varias artigos nacionais sobre o assunto, sem gastar um centavo.

Até opções mais caras de pós-graduações, podendo chegar a R$ 40.000,00, logo existe opções para todos os gostos e gastos, mas qual será que é a melhor?

Esta simples resposta que você procura não existe, conheço dezenas de pessoas que aprenderam sozinhas e outras dezenas que foram atrás das pós-graduações mais avançadas. A pergunta correta que precisa fazer é: Qual é a melhor opção para eu começar a estudar?

Então não exclua nenhuma opção ainda, você irá excluir metade das opções quando entender com clareza o que é o BIM, para isso é necessário apenas ler este post.

Não continue lendo este texto, se você não sabe que BIM é um conjunto de tecnologias, processos e políticas, tudo bem?  Ou que acha que BIM se traduz em Revit.

BIM não é apertar botões

Agora que você sabe a verdade, chega de cair em armadilhas que prometem certificados BIM ou BIM Manager ensinando apenas ferramentas, tudo bem?

O primeiro passo que você precisa fazer, é saber onde você quer chegar com todo esse conhecimento, independente que seja aprender o Revit pois o contratante solicita ou aplicar o ciclo completo para melhorar a eficiência da edificação.

Post Relacionado:   Mas afinal o que é BIM?

Com este objetivo claro, tudo fica mais fácil, mas se está difícil você saber o que realmente deseja com estes estudos, eu preparei um vídeo para te ajudar.

O segundo passo é conhecer pessoas que chegaram onde deseja, o caminho para elas estava muito mais nebuloso que o que vai trilhar, justamente por saber que existe um local para chegar.

Só para você ter noção, para eu aprender o Revit eu assisti centenas de horas de vídeos gratuitos no YouTube, comprei cursos de Revit internacionais, estudei dezenas de artigos nacionais e estrangeiros, simplesmente para entender o que é o BIM e como podemos utiliza-lo de verdade no software.

Com certeza, não é necessário tudo isso para você chegar onde cheguei, ou qualquer outro profissional que escolha. Antigamente o conhecimento não era tão acessível e cada dia a propagação será mais rápida.

Recapitulando, você sabe onde você quer chegar, e quem chegou lá. Neste momento é possível começar a mapear as habilidades que são necessárias.

O terceiro passo é procurar entre os diversos treinamentos possíveis, qual possui a proposta que se encaixe melhor com as habilidades que mapeou.

Não compre simplesmente o primeiro curso que pular na sua frente, não caia em cursos que te transformaram num BimManager e só te ensina ferramentas.

Um favor que você fará para si mesmo, é parar de tentar fazer seu primeiro projeto sozinho, e ficar vendo varias dicas rápidas. Não to falando para comprar algo, você pode ver um conjunto de aulas gratuitas no YouTube, eu mesmo criei uma onde você irá aprender muito e sem gastar nada.

Mas tenha um mentor, entenda que BIM é colaborativo e você não está sozinho, sem preguiça, crie projetos modelos, entenda este novo processo e após isso aplique no canteiro tudo que aprendeu.

Post Relacionado:   Aula BIM 05 - Interoperabilidade

Claro que não será na primeira obra que tudo irá sair como deseja, mas com experiencia pessoal ou com a experiencia de terceiros.

Tenho clareza que você consegue.

Resumo dos passos: 01 – Objetivo Claro, 02 – Profissional para se espelhar, 03 – Curso com proposta semelhante as necessidades pessoais.

Se após tudo isso você ainda está um pouco perdido, aqui no portal você encontrará diversos artigos que cada vez mais te deixarão com a ideia mais clara.

Abraço,

Rafa Zaccari

Comentários

Comentários