Hoje você vai aprender sobre uma tecnologia que vem ganhando cada vez mais espaço em todas as áreas, e como seu impacto pode ser positivo na construção civil…

Esta tecnologia se chama blockchain. Ela chegou oferecendo imensas oportunidades para que a indústria se torne mais eficaz, transparente, produtiva e sustentável. Mas o que é, e como o setor de construção pode aproveitar esse potencial?

Todos temos o conhecimento de que a indústria da construção civil tem sido frequentemente citada como um dos setores mais fragmentados e de alto impacto do mundo e tem sido constantemente desafiada a melhorar sua eficiência, produtividade e abraçar as oportunidades apresentadas pelas tecnologias emergentes.

É por isso que você pode começar a se atualizar imediatamente e se tornar um profissional mais eficiente, conhecendo nossos templates aqui!

A tecnologia blockchain foi apresentada na última década nos conceitos de Bitcoin e criptomoedas, que indicaram um enorme potencial para a transformação de nossos negócios atuais e processos de pagamento.

Mas nossa pergunta hoje é: como os profissionais da indústria da construção podem começar à por em prática essas tecnologias emergentes e se tornarem profissionais alinhados com o mercado?

O que é blockchain?

Explicando a tecnologia

Simplificando, o blockchain é o que chamamos de “livro distribuído” (um banco de dados simples, mas com propriedades especiais) de informações, como transações ou acordos, que são armazenados em uma rede de computadores. É uma tecnologia de registro distribuído que visa a descentralização dos processos como medida de segurança.

Post Relacionado:   Mas afinal o que é BIM?

Essa informação é armazenada cronologicamente, pode ser vista por uma comunidade de usuários, mas é descentralizada e geralmente não é gerenciada por uma autoridade central como um banco ou um governo.
Uma vez publicada, as informações sobre o blockchain não podem ser alteradas.

Como exemplo, imagine um sistema em que, em vez de ter um livro de contabilidade central de todas as transações entre as partes contratantes, existe um sistema que mantém vários registros simultaneamente por todas as partes.

Existe, em seu lugar, apenas uma única fonte de informação ou única fonte de verdade (registros imutáveis de transações, interações) no blockchain mantido pela rede e seu protocolo – copiados e compartilhados com todas as partes que interagem na rede.

É uma ferramenta de negócios, não apenas uma nova inovação tecnológica, que tem o potencial de facilitar uma mudança de paradigma na indústria em direção à eficácia, responsabilidade e transparência.

Revolucionando a maneira de fazer negócio

Espectro atual da indústria da construção civil

Nossa indústria está passando por uma constante revolução… Essa transformação é parcialmente digital, a fim de melhorar a eficiência e os fluxos de trabalho digitais, em parte, uma mudança na prática de como são feitos os negócios.

A tecnologia blockchain tem o potencial de afetar ambas as mudanças e facilitar essa inovação.
Pode fazê-lo mudando os sistemas atuais de pagamento e gerenciamento de projetos para uma prática mais transparente e justa.

Ao reduzir pagamentos em atraso, remediações e disputas, as pequenas e médias empresas não são mais colocadas em risco contínuo de fluxo de caixa. Em vez disso, a indústria como um todo pode se tornar uma entidade mais confiável.

Post Relacionado:   Três Diferenciais de um Bim Manager que você pode aplicar Hoje!

Por meio de contratos inteligentes, os processos de negócios e as tarefas administrativas podem ser automatizados para aumentar a eficiência e estar sempre alinhados com os termos contratuais acordados. Isso pode resultar em economias de custo significativas, aumento nas margens baixas do setor e melhor controle dos custos do projeto.

Como o sistema blockchain elimina as divergências entre empresa/funcionário?

O Blockchain pode oferecer um processo de aquisição mais simplificado, reduzindo o alto nível de fragmentação e complexidade dos principais projetos com os quais lidamos hoje, bem como o estabelecimento de registros financeiros imutáveis e acessíveis para qualquer hierarquia da empresa.

Mas..

Como isso poderia me ajudar sendo empresário?

Para quem possui uma empresa e sempre está preocupado com os diversos fatores como pagamentos, prazos e protocolos, veria nesta tecnologia uma saída excelente para gerenciamento de lucros e dividendos, por exemplo. Além dos dados seresm armazenados, eles não podem ser modificados por nenhum meio, mantendo a integridade do seu negócio.

Como isso poderia me ajudar sendo funcionário?

Para você que é prestador de serviços por exemplo, haveria uma transparência direta entre todos os envolvidos em um projeto, o que traria segurança em relação aos pagamentos, ao contrato que foi estipulado, tudo para que não haja divergências entre você e seu empregador.

O blockchain e o BIM

Juntamente com o BIM (Building Information Modeling), o blockchain pode criar a única fonte de verdade para todos os aspectos de um projeto de construção. E de BIM nós já entendemos bastante. A pergunta é, o que falta pra você começar a impulsionar os seus projetos com nossos templates?

Esse modelo pode se tornar o gêmeo digital confiável de um ativo que suporta não apenas seu projeto e construção, mas também sua operação e manutenção ao longo de todo o ciclo de vida.

Post Relacionado:   7 materiais sustentáveis disponíveis no mercado

Desafios para a implementação

A tecnologia é nova e há vários desafios iniciais a serem enfrentados, mas o potencial de remodelar o setor para melhor é simplesmente grande demais para ser desperdiçado, assim como a imersão total na tecnologia BIM.

A construção é uma das maiores indústrias do mundo e a infraestrutura que ela cria é a espinha dorsal do crescimento econômico e da produtividade de qualquer país. É nossa responsabilidade inerente facilitar sua transformação digital para torná-lo pronto para os desafios do século XXI !

Tecnologia Blockchain no relatório de insight de construção

Para enfrentar esses desafios e entender a riqueza de inovações e oportunidades apresentadas por essa tecnologia, a ICE (maior desenvolvedora de tecnologia de segurança online do mundo) publicou o relatório “Blockchain technology in the construction industry”, que vale a pena ser lido!

A leitura deste artigo é extremamente válida, pois tenta resumir o conceito de blockchain e oferecer  clareza e direção sobre a oportunidade apresentada à indústria da construção civil, tão pertinente para nós. Isso inclui contratos inteligentes; pagamento e gerenciamento de projetos; compras e gestão da cadeia de suprimentos; BIM e gerenciamento inteligente de ativos; e os desafios à frente para a implementação.

Espero que vocês tenham gostado, qualquer dúvida sobre o artigo, escreve nos comentários! Até mais!

 

Comentários

Comentários