Consiga uma profissão BIM

BIM Manager é a profissão que mais está em falta na área da construção civil, segundo a universidade internacional Zigurat.

Profissão que é desejada por qualquer pessoa que sabe um pouco do Revit ou de BIM, mas o que poucos sabem, é o preço a se pagar para ser bem sucedido antes de chegar lá no topo.

Neste e-mail quero te mostrar algumas carreiras relacionadas ao BIM, independente se você está no segundo ano da graduação, ou se é um profissional com mais de 30 anos de mercado.

Vou começar do mais básico, para construirmos as profissões mais complexas.

Preciso deixar claro que ninguém pula a primeira etapa, se não passar por aqui, fará tantos erros que desistirá.

A primeira profissão que temos é um Trainee, diferente de um estagiário, o Trainee essencialmente não tem conhecimento nenhum com qualquer ferramenta BIM, e ainda entende o processo da construção como elementos desconectados que se interligam apenas na obra.

Ele precisa de supervisão para finalizar qualquer tarefa, e recebe as atividades mais simples, como modelar os elementos básicos, em fases iniciais da construção.

Um exemplo aplicado no dia dia, é quando você se torna um aluno de algum curso, mesmo que seja um gerente tradicional de obras, precisará entender do zero um fluxo de construção integrado com informações.

Depois de finalizar um bom curso, que te mostra a realidade do mercado atual, você consegue se tornar um Modelador BIM.

Agora é possível qualificar um elemento básico para realizar um entregável representado e quantificado.

Não é obrigatório que faça todo o projeto do zero, neste momento com uma referência, você pode transmitir as informações 2D para o BIM.

Post Relacionado:   Três Diferenciais de um Bim Manager que você pode aplicar Hoje!

Vou dar o meu exemplo, sou modelador BIM desde 2014, para projetos estruturais, hidráulicos e elétricos, já que preciso de uma referência modelar no Revit.

Mas sou Especialista BIM em projetos executivos e projetos contra incendio e panico, pois faço do zero esses serviços.

Para ser um especialista você sabe fazer um projeto até num guardanapo do restaurante, mas utiliza a metodologia BIM para conseguir melhores resultados.

Percebeu a diferença entre modelador e especialista? É preciso que o especialista tenha um foco maior.

E por último temos o Gerente, no qual a função é gerir toda a cadeia de pessoas e entregáveis do projeto.

Saber diversas ferramentas BIM, é apenas uma das habilidades que ele possui, já que acima de tudo ele tem uma visão macro da metodologia e fluxo da obra.

Por isso a profissão de um BIM Manager é tão procurada pelas grandes construtoras, pois é algo complexo e difícil, é necessário experiência teoria e prática, não apenas um curso.

Se você quer conhecer um pouco mais sobre isso, eu realizei uma live no final de Abril sobre este assunto.

https://youtu.be/4PVz8zoRdT4

Esta live não está disponibilizada gratuitamente no meu canal do Youtube, estou enviando exclusivamente para você que está cadastrado na minha lista VIP.

Comentários

Comentários