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Politicas de Comunicação BIM

“BIM não é Revit, Revit utiliza o BIM”

Aaaah, tô cansado de ficar ouvindo isso, principalmente pois a pessoa que fala, pensa que os ouvintes nunca escutaram isso.

Semana passada enviei um e-mail com um roteiro de como delegar tarefas para a expansão do seu negócio, mas e depois de você fazer sua primeira contratação, o que fazer?

Talvez você não saiba, mas um dos pilares do BIM são as políticas e processos, não apenas de projetos, mas também da gestão de pessoas.

Por isso hoje vou comentar de um dos pilares que poucas pessoas falam, foi algo que senti a necessidade no dia dia, e meu conhecimento facilitou essa nova barreira – a política de comunicação da empresa.

A comunicação interna e externa tem que ser muito clara, principalmente se o novo colaborador fazer contato com seus clientes, será ele te representará neste momento.

Não ache que eu esteja viajando, que isso não é algo importante, principalmente para quem está começando, mas por e-mail, abordarei temas avançados sem dicas ou hacks – isso eu já faço diariamente no Youtube.

A comunicação é essencial dentro do planejamento estratégico de qualquer projeto, por meio dela, é possível estabelecer processos e políticas na integração de diversos setores.

Internamente é importante saber quais serão os meio desta troca de informações e a documentação de cada detalhe, hoje em dia o Slack e o Telegram estão se tornando aplicativos que nos ajudam muito.

Outros aplicativos que utilizo muito com minha equipe hoje, são o Trello e o Google docs

A escolha e a forma de usar cada um destes estarão num documento chamado política de comunicação, algo que tive que fazer hoje para a comunicação clara do Revit Template

Não vou te falar tudo que precisa para a criação dele, na próxima semana do Revit Executivo, vou liberar gratuitamente para você, por enquanto vou te contar vários pontos que me ajudaram a conversar melhor com minha equipe.

 

Os três pontos macros são:

PARTE I – Fundamentos da Comunicação
PARTE II – O Relacionamento com os Públicos
PARTE III – Perguntas Frequentes

Na parte I você irá descrever a base da sua comunicação, sempre utilizando apenas uma emoção, ou o sonho ou o medo.

Utilizarei meu próprio exemplo, para você levar para a sua realidade, combinado?

Minha missão é mudar a construção civil no Brasil através do conhecimento e tecnologia, criando profissionais que visam o aumento de resultados reais, com projetos e obras de sucesso.

Perceba como escolhi o sonho, o positivo, a abundancia, pois é algo que acredito que o BIM irá trazer.

Outros exemplos que poderá usar nos fundamentos são as diretrizes, ou seja, qual o rumo da comunicação.

Por exemplo: Fortalecimento da marca, qualificação da informação, clareza e precisão.

Analisando e definindo a base da expressão da sua marca, você poderá fazer toda sua equipe trabalhar com uma maior fluidez, alem de leva-la para seus projetos e design da marca.

Na parte II é preciso explicar o passo a passo de toda a comunicação.

Se o cliente ligar, como será o atendimento? Depois você faz o briefing e a apresentação da proposta, será por vídeo ATA?

Ajuda se você realmente desenhar esse processo numa grande folha, eu por exemplo adoro desenhar os processos nos azulejos da minha cozinha.

A parte III esta sendo um teste, somente por conta dela eu ainda não irei liberar este documento para você, originalmente na base que escolhi, esta é a parte do relacionamento de cada integrante da equipe com os públicos.

Como ainda não tenho uma equipe grande, achei desnecessário colocar, por isso mudei para perguntas frequentes dos clientes em cada mídia social para ajudar a comunicação unica da empresa.

E assim, conseguimos dar o primeiro passo para nossos processos de comunicação 😉

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