“BIM não é Revit, Revit utiliza o BIM”

Aaaah, tô cansado de ficar ouvindo isso, principalmente pois a pessoa que fala, pensa que os ouvintes nunca escutaram isso.

Semana passada enviei um e-mail com um roteiro de como delegar tarefas para a expansão do seu negócio, mas e depois de você fazer sua primeira contratação, o que fazer?

Talvez você não saiba, mas um dos pilares do BIM são as políticas e processos, não apenas de projetos, mas também da gestão de pessoas.

Por isso hoje vou comentar de um dos pilares que poucas pessoas falam, foi algo que senti a necessidade no dia dia, e meu conhecimento facilitou essa nova barreira – a política de comunicação da empresa.

A comunicação interna e externa tem que ser muito clara, principalmente se o novo colaborador fazer contato com seus clientes, será ele te representará neste momento.

Não ache que eu esteja viajando, que isso não é algo importante, principalmente para quem está começando, mas por e-mail, abordarei temas avançados sem dicas ou hacks – isso eu já faço diariamente no Youtube.

A comunicação é essencial dentro do planejamento estratégico de qualquer projeto, por meio dela, é possível estabelecer processos e políticas na integração de diversos setores.

Internamente é importante saber quais serão os meio desta troca de informações e a documentação de cada detalhe, hoje em dia o Slack e o Telegram estão se tornando aplicativos que nos ajudam muito.

Outros aplicativos que utilizo muito com minha equipe hoje, são o Trello e o Google docs

A escolha e a forma de usar cada um destes estarão num documento chamado política de comunicação, algo que tive que fazer hoje para a comunicação clara do Revit Template

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Não vou te falar tudo que precisa para a criação dele, na próxima semana do Revit Executivo, vou liberar gratuitamente para você, por enquanto vou te contar vários pontos que me ajudaram a conversar melhor com minha equipe.

 

Os três pontos macros são:

PARTE I – Fundamentos da Comunicação
PARTE II – O Relacionamento com os Públicos
PARTE III – Perguntas Frequentes

Na parte I você irá descrever a base da sua comunicação, sempre utilizando apenas uma emoção, ou o sonho ou o medo.

Utilizarei meu próprio exemplo, para você levar para a sua realidade, combinado?

Minha missão é mudar a construção civil no Brasil através do conhecimento e tecnologia, criando profissionais que visam o aumento de resultados reais, com projetos e obras de sucesso.

Perceba como escolhi o sonho, o positivo, a abundancia, pois é algo que acredito que o BIM irá trazer.

Outros exemplos que poderá usar nos fundamentos são as diretrizes, ou seja, qual o rumo da comunicação.

Por exemplo: Fortalecimento da marca, qualificação da informação, clareza e precisão.

Analisando e definindo a base da expressão da sua marca, você poderá fazer toda sua equipe trabalhar com uma maior fluidez, alem de leva-la para seus projetos e design da marca.

Na parte II é preciso explicar o passo a passo de toda a comunicação.

Se o cliente ligar, como será o atendimento? Depois você faz o briefing e a apresentação da proposta, será por vídeo ATA?

Ajuda se você realmente desenhar esse processo numa grande folha, eu por exemplo adoro desenhar os processos nos azulejos da minha cozinha.

A parte III esta sendo um teste, somente por conta dela eu ainda não irei liberar este documento para você, originalmente na base que escolhi, esta é a parte do relacionamento de cada integrante da equipe com os públicos.

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Como ainda não tenho uma equipe grande, achei desnecessário colocar, por isso mudei para perguntas frequentes dos clientes em cada mídia social para ajudar a comunicação unica da empresa.

E assim, conseguimos dar o primeiro passo para nossos processos de comunicação 😉

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