Ser um Bim Manager é o sonho de muitos profissionais, não é à toa que o mercado está pagando muito bem para quem realiza tal trabalho muito bem.

Neste artigo vou estar mostrando três ações que você pode aplicar no seu trabalho esta semana que somente falam nas faculdades de pós-graduação.

Independente que você seja um profissional contratado ou autônomo, ou também um estudante ou aspirante a Bim Manager, este conteúdo pode ser aplicado por você.

Estou falando de ações aplicáveis, não apenas teóricas, relacionado a artigos tem muitos documentos por ai, completamente escondidos.

Se você conhece pessoas que só sabem o Revit, e utilizam o BIM como modismo,você precisa urgentemente mostrar este artigo para ela.

Existe uma diferença muita grande em modelar e coordenar.

Quem modela fica preso em um ou mais softwares, abertos ou proprietários, o objetivo é fazer a construção real, digitalmente.

Modelar elementos com informações reais são o diferencial quando falamos em softwares, alguns modelam e outros representam.

Vamos fazer a comparação entre o Sketchup e o Revit, ambos são softwares que realizam representações em 3D, e na maioria das vezes aqui no Brasil, os melhores renders não são de origem do Revit.

O foco do Revit não é a renderização, não sei por que as pessoas continuam perguntando qual software é melhor.

Cada um tem um objetivo e se para você a maquete eletrônica serve, continue no qual esta, não caia nesta armadilha de moda do BIM.

Eu particularmente tenho um foco completamente diferente de fazer maquete eletrônica, meu foco é mudar a construção civil no Brasil, e quando trabalhamos com um software que leva informação correta para a obra, integrando todas as equipes… Tenho certeza do por que escolhi o Revit.

Só alerto para você não ser um Fake Bim Manager e achar que por saber modelar no Revit, ou usar alguma FERRAMENTA, você é um Bim Manager cobrando muito caro para simplesmente aplicar um software sem objetivo algum, apenas MODA.

Agora que estamos falando a mesma língua, espero ter deixado claro que o que vamos falar aqui vai muito mais além do que algumas dicas de modelagem no Revit.

Quando aprendemos a modelagem da forma correta, podemos levar estes conhecimentos para fora do software.

 

 

Quando alinhamos com os profissionais e entregamos o que eles precisam, invés de entregarmos o que queremos, os erros diminuem.

Antes de começar a fazer um projeto com alto nível de desenvolvimento, ou projetos executivos, nós temos saber quem é que vai ler e aplicar tal projeto.

Erros na obra acontecem pois os responsáveis pela construção não entenderam de maneira clara e objetivo o que está desenhado, simples assim.

Por que fazer um projeto com todas as cotas e informações imagináveis, se quem vai construir muda tudo pois é mais fácil executar, e não teve a devida orientação ou até a devida fiscalização.

Erros na obra não podemos prever na hora do projeto, mas nós podemos facilmente diminuir.

Um exemplo prático disso que escrevi para você aqui, eu mostrei no meu vídeo desta semana no meu canal do You Tube.

O envio de um corte executivo para a obra, junto com uma vista em isométrico, ajuda na visualização e certeza do que está sendo construído.

Conversar e detalhar, não tenha preguiça, saiba manipular o software que está modelando para ele não te travar e atrapalhar a obra, o intuito do BIM é resolver problemas e não modismo.

  • A segunda ação, é saber VENDER.

Vendedor chato que quer te empurrar um produto é uma coisa, agora um profissional que fala e escreve muito bem, demonstrando a melhor solução para o problema do cliente, É OUTRA.

Um Bim Manager tem que ter noção do que ele está implantando e coordenando, [email protected] a modelagem paramétrica, as coordenadas georreferenciadas e palavrões técnicos que só confundem.

No momento inicial, o foco é o resultado esta implantação irá fazer no objetivo final.

Nós, profissionais da construção civil, sabemos da diferença de obras com ou sem parametrização, porem o cliente não tem obrigação nenhuma de saber.

Por ser moda na EAC a palavra BIM, principalmente nos vendedores de softwares, eles tentam enfiar o BIM,

garganta abaixo apenas para comprarmos os produtos.

Ter um conhecimento dos softwares é fundamental e necessário, saber como demonstrar tais informações, é mais necessário ainda.

Para o cliente, não importa se você fez a prancha em Revit, CAD ou nanquim. Ele quer resultado, ele quer o sonho dele construído como planejado.

Por isso não fique contente em saber Revit, tenha um curso de vendas para aproveitar ao máximo todo seu potencial.

 

  • A terceira ação é a mais prazerosa de se realizar.

Quer expandir seu conhecimento no Revit?

Posso te mostrar dezenas de canais gratuitos no YouTube que te mostre como fazer tudo, eles vão te orientar no melhor caminho?

Sinceramente duvido, pois os melhores se dedicam para isso, vivem para isso, então cobram para realizar tal trabalho.

Você não precisa expandir seus conhecimentos de modelagem, não é possível aplicar estas informações em outras áreas da sua vida.

Mas quando aprendemos a modelar da forma correta, com processos, check list e organização, começamos a entender como um profissional de alto nível consegue trabalhar.

Na verdade, como ele vive, se você modela com esses três itens que comentei acima, tenho certeza que me entende e aplica isso em tudo que faz no cotidiano.

Ter processos bem organizados é viciante, paramos de perder tempo e paramos de fazer as tarefas de modo errado.

Desta forma sim, estamos expandindo nossos conhecimentos.

Agora que você chegou aqui, não vá para outro artigo, outra leitura, outro estudo.

Aplique

Tudo bem você não saber exatamente como aplicar estes três pontos, são as ações que mais ensino nos meus treinamentos, o principal é fazer você aplicar algo que mude sua semana, se não seu mês de trabalho.

Abrir um pouco seus olhos para fora do mundo Revit, e colocar no mundo real da construção.

Depois de você ver o que pode aplicar já, ai aconselho a estudar mais um pouco 😉

Deixe aqui seu comentário, é muito importante para nós sabermos onde te tocamos com este artigo.

Autor: Rafael Zaccari

CEO Revit Template

Comentários

Comentários