Sabemos que atualmente a sustentabilidade é fator importantíssimo na construção civil, devida à preocupação com o meio ambiente.

Desta forma, se faz necessário o surgimento de alternativas construtivas para atender essa tendêcia do mercado.
Trouxemos para você 7 materiais alternativos e sustentáveis, confere com a gente!

1. Hidrocerâmica

O Instituto de Arquitetura Avançada da Catalunha (IAAC) abriga um experimento que pode revolucionar os sistemas de ventilação dos seus projetos.

O sistema funciona a base de hidrogéis, substâncias que crescem cerca de 500x seu próprio tamanho na presença de água. Assim, quando está frio e chovendo, o hidrogel cresce e atua como um isolante térmico.

2. Bambu

O bambu tem ganhado espaço em projetos modernos e sustentáveis em todo o mundo, mas apesar de o Brasil ser dono de extensas reservas naturais da planta, o uso do bambu na construção civil ainda está começando por aqui.

Entre as vantagens do uso da planta estão a economia e a durabilidade.

Se tratado adequadamente, o material pode durar até 25 anos. Além disso, o custo da utilização do bambu na construção civil pode diminuir em até 30% o valor total da obra.

3. Bioplástico

O bioplástico consiste em um plástico biodegradável produzido por biopolímeros, que pode ser de um resíduo agropecuário, como a cana-de-açúcar, soja, milho, amido de arroz, entre outros.

Além de ser um plástico biodegradável, não utiliza o petróleo como matéria-prima, o que torna o seu processo produtivo menos agressivo ao meio ambiente.

ode substituir o plástico comum na fabricação de incontáveis produtos – como pisos, rodapés, revestimentos e divisórias para ambientes.

4. Vidro inteligente

Os vidros eletrocrômicos – ou vidros inteligentes – permitem controle a transparência e a passagem de luz nos ambientes, podendo ser aplicados tanto em áreas internas quanto em fachadas.

Além disso, o material ainda permite controlar a quantidade de raios ultravioleta e infravermelhos atingindo o ambiente ao longo do dia.

Quando opaco, ele receber projeção de vídeos e imagens, servindo como um projetor de tela:

5. Tinta biodegradável

As tintas são compostas por materiais orgânicos, não tóxicos e não agressivos ao meio ambiente.

Hoje em dia, existem tintas biodegradáveis feitas à base de limão, proteína de leite, e pigmentos naturais.

6. Tijolos ecológicos

Os tijolos ecológicos diferem dos convencionais no processo de fabricação. Enquanto os anteriores são queimados em um forno, produzindo poluentes, os tijolos ecológicos são compactados e moldados por uma prensa hidráulica.

São produzidos à partir de areia, água, terra e cimento, gerando um material de resistência excelente, isolamento térmico e acústico.

Sua fabricação também pode ajudar a diminuir os gastos com argamassa, graças aos encaixes gerados no processo de fabricação.

No mercado, é fácil encontrar tijolos ecológicos com diferentes dimensões e tipos de encaixe. Além do processo sustentável de cura, algumas opções ainda incorporam resíduos orgânicos (como bagaço de cana) em sua composição.

7. Waterbox

A Waterbox é basicamente um dispositivo de armazenamento de água, semelhante à uma cisterna.É capaz de armazenar até 150 litros de água, de reuso ou de chuvas, ideal para áreas urbanas!

São feitas à partir de materiais atóxicos e recicláveis, com instalação simples.

O que achou destes materiais? Comenta com a gente aqui!

 

 

Comentários

Comentários