Cansado de perder tempo? Trouxemos 6 dicas para manter o foco e ficar mais concentrado no trabalho!

É indispensável que você matenha o foco no seu trabalho, principalmente no ramo da construção civil. Na falta dele, podem ocorrer acidentes no canteiro, erros que podem gerar prejuízos e atrasos para sua empresa.

Apesar disso, ficar focado não é uma tarefa simples. Temos distrações à todo momento, como redes sociais, mensagens e conversas entre colegas, que podem arruinar sua produtividade.

Desta forma, hoje trago pra você 6 dicas para manter o foco e aumentar sua eficiência. Confira abaixo as dicas para você deslanchar no trabalho!

1. Saiba o que priorizar

O primeito passo é organizar suas tarefas. Liste o que deve ser finalizado primeiro, foque sua atenção e cumpra o prazo.

Além disso, é importante saber dizer não quando tarefas imprevistas surgem. Avalie se o problema precisa ser resolvido naquele momento ou pode ficar para depois.

2. Elimine as distrações

É necessário livrar-se das distrações para manter-se focado. Um exemplo é se seu ambiente de trabalho é muito barulhento! Neste caso, use fones de ouvido. Pode parecer uma dica simples, porém muito efetiva.

Outra dica importante é separar uma hora ou duas durante seu dia para checar os e-mails. Interromper seu trabalho para cechar ara responder cada vez que uma nova mensagem chega vai acabar com seu foco.

3. Use a tecnologia

Como dito no outro artigo, apesar de ser vilã em alguns casos, a tecnologia pode te auxiliar e muito no quesito foco. Existem hoje vários aplicativos e ferramentas que auxiliam na produtividade.

4. Tenha listas de tarefas

Planeje tarefas diárias e semanais. Chegando ao trabalho, faça uma lista do que precisa ser feito e não deixe que outras atividades bloqueiem seu foco.

5. Faça pausas para manter o foco

É ótimo trabalhar 100% focado! Mas é comprovado cientificamente que o cérebro precisa de pausas para funcionar melhor.

Ao terminar uma tarefa complexa, descanse por alguns minutos com alguma tarefa mais leve, como tomar um café, conversar com seus colegas, dar uma volta. A mente relaxada trabalha com muito mais eficiência e disposição.

6. Cuide da saúde

Alimentação e exercícios não são bons apenas para o corpo, mas também para a mente. Essas práticas ajudam a manter o foco.

Ao se exercitar com frequência, o corpo aprende a lidar com metas e limites. A alimentação também é uma aliada, já que alguns tipos de alimentos podem causar agitação ou desacelerar o metabolismo, o que atrapalha o foco.

 

 

Comentários

Comentários