Pensando no projeto de amanhã! - Revit Template

Pensando no projeto de amanhã! Sempre aqui na empresa o no escritório chegam cliente que reclamam de como foram atendidos em outros escritórios, fica cada vez mais complicado atender este tipo de clientes, mas, sempre que me deparo com este tipo de cliente eu me pergunto.

O que os outros escritórios estão fazendo de errado?

Claro que eu não deveria me fazer este tipo de pergunta, afinal o cliente que foi mal atendido está sendo bem atendido pelo meu escritório, mas isso seria de uma infelicidade muito grande da minha parte, pois tenho que entender o que está havendo para não fazer no meu escritório.

Muitos projetos muitos problemas

Conversando com um colega de profissão que não tem escritório de arquitetura, vejo que ele reclama muito da demanda de projetos que o escritório para quem ele presta serviço, passa para ele, e muitas vezes vejo que este meu amigo tem problemas para enumerar os projetos que faz para este escritório.

Neste momento eu já identifiquei um problema neste escritório ao qual meu amigo trabalha.

Acredito que com a demanda alta de projetos o escritório tenha problemas para atender novos clientes, assim tratando clientes novos como meros clientes quaisquer, que não valem mais do que os clientes que já tem projetos no mesmo escritório. Pensando no projeto de amanhã!

TEMPLATE REVIT

Mais ou menos projetos

Em tempos de crise, ficamos tentados a sair pegando todos os projetos possíveis, e ainda ficamos encavalando datas e mais datas sobre nossos ombros, tudo por conta de ganhar o máximo de dinheiro em menos tempo possível. Claro que todo escritório de arquitetura deve ganhar dinheiro com seus projetos, mas temos que tomar cuidado para não abraçar o mundo. Pensando no projeto de amanhã!

Repense a forma como você atende seus clientes, converse com sua equipe, entenda como funciona o processo de atendimento de um cliente recém chegado no escritório.

Lembre-se –se que as pessoas ainda veem a arquitetura como uma coisa longe das vidas delas, quando na verdade a arquitetura é para todos, e quando digo para todos digo para todas as classes sociais existentes no Brasil e no mundo.

Tome cuidado com os exageros!

Podemos dar aqui várias dicas de como atender melhor seu cliente, mas vamos falar somente de você como um profissional. Gosto de me ver como um barco no mar, e sempre deixo as ondas do mar me levar, e é assim que trabalho com meus clientes, deixo que eles me contêm o que eles querem, no início faço poucas perguntas, deixo o cliente falar do gosta, como gosta, o quer e o que não, acabo a conversa e volto com um projeto o mais próximo possível do que ele quer para vida dele.

Nem sempre os clientes querem um projeto, as vezes eles querem apenas resolver um problema em casa, uma reforma, uma parede feia, sei lá nada muito complexo. Pensando no projeto de amanhã!

Mas o que para você é uma coisa simples para seu cliente deve ser uma dor de cabeça enorme, então melhore isso em você e verá que seus clientes irão aumentar e muito.

TEMPLATE REVIT

Comentários

Comentários

Douglas Bernardo on EmailDouglas Bernardo on FacebookDouglas Bernardo on Youtube
Douglas Bernardo
Arquiteto, projetista, designer gráfico e têxtil estuda o Revit a mais de 5 anos é formado pela faculdade anhanguera e hoje discute os rumos do mercado de software para arquitetura e engenharia.