Hoje você vai aprender de uma vez por todas o que significam as tais das famílias no Revit, e entenderá como você será capaz de aumentar a  eficiência dos seus projetos em 300% ainda hoje.

Você sabe que tempo é dinheiro, e quanto mais tempo economizarmos em um projeto, desde que mantida a qualidade, mais rápido será nosso retorno.

Antes de iniciarmos a sua familiarização com os conceitos, vale relembrar que os Templates Revit se baseiam na plataforma CAD, ou do inglês “computer aided design”, plataforma de onde os projetos desenvolvidos são utilizados pela engenharia, geologia, geografia, arquitetura e design, para facilitar e aprimorar seu desenvolvimento.

O que são famílias Revit

As famílias Revit são como os “blocos” do autocad, porém com várias vantagens em relação a eles, que são sistemas simples e de configurações simples, muitas vezes resumidos à um simples desenho.

As famílias do Revit são grupos de elementos com propriedades configuráveis e bastante complexas que chamamos de  “parâmetros”. Esses parâmetros trabalhando juntamente com o sistema BIM, alimentam um banco de dados interno do Revit e tornam o projeto muito mais completo.

Quais são as vantagens das famílias prontas no Revit?

O conjunto de famílias Revit facilita e diminui o tempo de seu projeto por serem elementos configuráveis e criados para se adaptar às suas necessidades, sendo de fácil configuração em qualquer vista, seja ela planta, corte, elevações, etc.

Desta forma é possível obter uma eficiência muito maior, tornando seu projeto claro, bem embasado e de fácil entendimento para seus clientes.

Quais são as Famílias do sistema Revit?

As famílias no sistema Revit são divididas em 5 grandes grupos:

  • Famílias carregáveis;
  • Famílias do sistema;
  • Famílias locais;
  • Famílias de vistas;
  • Famílias de anotação;

Segundo o próprio Revit, família é: “um grupo de elementos com um conjunto comum de propriedades de parâmetros e uma representação gráfica relacionada“.

À seguir você vai aprender cada uma destas famílias, para te deixar por dentro deste software que vem mudando o conceito de projetos em todo o mundo!

Famílias carregáveis

Como o próprio nome diz, esse tipo de família pode ser carregada a partir de arquivos externos e, também podem ser criadas a partir do zero, onde você mesmo pode determinar quais parâmetros estas famílias devem ter, permitindo inclusive, adicionar ou remover parâmetros sempre que for necessário.

Famílias do sistema

As famílias do sistema são definidas pelo próprio Revit, não sendo possível criar uma nova família do zero. Entretanto é possível replicá-la e fazer uma nova versão com outra configuração de parâmetros já existentes.

Aparentemente pode-se pensar que são famílias limitadas porém são famílias muito sofisticadas e complexas, permitindo inúmeras combinações incluindo uma complexa interação com outras famílias.

Famílias Locais

Famílias locais são elementos únicos que você cria diretamente no projeto para atender uma situação em geral bem específica, se adequando ao contexto da necessidade do seu projeto, onde você não tem como objetivo reutilizar a geometria criada em outro projeto

Famílias de vistas

Aqui temos como carro chefe, as Vistas, que são famílias do sistema.

As vistas consistem em formas diferentes de visualizar o seu modelo 3D, ou seja, estão acessando o mesmo banco de dados, então uma vez que uma alteração seja realizada em uma vista (que é uma forma de acessar o seu modelo 3D), essa alteração é propagada para todo o projeto.

Famílias de anotação

O nome já entrega que quando falamos Família de anotação queremos dizer que são informações “não físicas”, que tem como objetivo auxiliar na leitura e interpretação do projeto.

As famílias são responsáveis pelas anotações feitas no projetos tais como áreas em metros quadrados, legendas, norte verdadeiro, cortes, nível e etc.

Estas famílias também podem ser configuradas independentes do projeto sendo fácil e rápido de trabalhar com as mesmas.

Por que devo utilizar famílias prontas no Revit?

Nada disso que conversamos é automático, como num passe de mágica. Tudo depende do template usado, e famílias prontas FACILITAM e DIMINUEM o seu tempo de trabalho, tornando você um profissional muito mais EFICIENTE, além disso, famílias bem configuradas aumentam a qualidade do projeto.

Se eu puder resumir em poucas palavras: O uso de famílias no Revit facilitam seu trabalho, diminuem o tempo em que você passa projetando, aumentam a qualidade geral, tanto do 3D quando do 2D e de quebra te tornam um profissional mais eficiente.

Conheça nosso template e nossas famílias em nosso pacote de famílias e template fácil e rápido de se trabalhar, tornando ainda melhor a sua experiência com o sistema!

Como inserir famílias em um projeto no revit

O co-fundador do portal Revit template gravou um vídeo explicando o passo a passo de como importar famílias para dentro de um projeto no revit da forma correta:

O primeiro passo é abrir a pasta com as famílias, com o botão direito, clique dentro da pasta e escolha a família desejada. Basta clicar no ícone e arrastar para dentro do programa!

É possível editar da forma que achar conveniente as famílias, acrescentando ou subtraindo parte indesejáveis do elemento.

No caso editamos uma mesa, é possível transformar uma mesa inicialmente em “L” para uma mesa retangular. Basta entrar na opção “editar família”, selecionar o componentes que não deseja mostrar, e editar o parâmetro “visibilidade”.

Feito isso, clique em “editar tipo”, e clique em “visibilidade”. Pronto!

Como aumentar minha produtividade com Revit ainda hoje?

Como você viu, se você não está usando as famílias corretas no Revit você está definitivamente perdendo tempo a toa.

Imagine o quanto de tempo você já perdeu procurando por blocos, quantas vezes não teve que procurar uma família específica para seu projeto ou simplesmente fez na mão. Quanto tempo perdido, né?

Por isso, preparei um pacote com mais de 8 mil famílias para Revit para você aumentar a eficiência dos seus projetos ainda hoje, usando elementos de alta qualidade.

Clique no botão abaixo para baixar gratuitamente o pacote de famílias para Revit gratuitamente e melhorar sua eficiência no software ainda hoje.

SIM! QUERO BAIXAR FAMÍLIAS GRÁTIS

 

 

Comentários

Comentários